quarta-feira, 9 de junho de 2010

Zona Sul em Linha entrevista Intelektu a.k.a Muto Moxy dos Militantes Daunderground



Zona Sul- De onde vem seu nome?

Intelektu- O meu nome vem da mente, do pensamento e da street.

ZS- Quando e como entrou nas fileiras do Rap?

I- Tudo começou 1989-1990 nas ruas de Luanda (Cazenga) onde eu nasci, curti griotes como David Zé, Artur Nunes, Urbano de Castro, Waldemar Basto, Bob Marley e Peter Tosh, rapping Public Enemy, Rakim and Eric b, Queen Latifah, State Sonic, Sugar hill gang, em cassetes de um kamba que trouxe da França...ai pratiquei a cena de freestyle cypher com os outros emcee nos meeting.

ZS- Alêm de MC, fazes mais algo pelo HipHop? Fale um pouco da essência do rap nacional visto fazeres parte dela?

I- Alêm de emcee sou activista desta cultura fiz parte da fundação nucleo rap em Angola em 1995 com manos como Tetembua, Xito, Dread Joseph, Revolucionário a.k.a Mayanda (Filhos da ala este) Tala, Kijandala, Fortaleza Neutra, Inferno 9 e muitos outros soldados. O rap nacional tem a sua essência nos ghetos da cidade de Luanda onde grupos como Pobres sem Culpa, Buda Beca Lekalo, Acção Positiva, Atitude Violenta, Negros Democratas, Àfrica Preta, Protesto e Poesia a.k.a Mutu Moxy a.k.a Intelektu vieram...

ZS- Vives na Africa do Sul a muitos anos, tens estado na banda e estas ligado com o movimento sul africano, fale um pouco desta experiência?

I- Eu estou ligado com Hip-Hop universal e tenho o meu crédito no movimento Hip-Hop sul africano sou sempre convidado em shows e entrevistas e acho isto muito bom.

ZS- Sei que na Africa do Sul há enúmeros MCs e grupos de Rap, será que vocês ai estão ligados?

I- Eu aqui na S.A. estou ligado com emcees como Landmynz, P.OC, Black Noise, ill Skills, Mingus, Ben Sharp, Zubz, Optical ill t.o.p, etc.

ZS- quando te conheci eras Mutu Moxi agora Intelektu porque? onde andam os Militantes do Underground?

I- Epah como artista carrego várias carecteristicas que representam uma só ideia quando começei a fazer rap 89-90 eu era Protesto e Poêsia e depois mudei para Mutu Moxy o nome que mais defundiu-se na cena e agora Intelektu tudo isto signfica Mutu Moxy! Ou seja um emcee, um cérebro em movimento. Os Militantes Daunderground estão sempre vivos somente não entram em estudio de momento por motivos pessoais.

ZS- como vês o HipHop actual?

I- O hip-hop continua Hip-Hop não muda nada mano. continua cultura e consciência positiva...

ZS- O que achas q os rappers devem fazer para desenvolver cada vez melhor a cena do rap

I- Acho que tem que haver mais seriedade nas actividades e disciplinar-se acerca da cultura, e não só fazer rimas e beats.

ZS- qual é sua ideia qndo houves falar de rap comercial e underground?

I- Rap comercial e nada mais do que liricas sujas sem patavina com ânsia de lucro fácil. E o under Rap o real hard core puro, a verdade que o Cristo declarou e ninguem quer ouvir...

ZS- Para além de músico que outra actividade exerces?

I- De momento trabalho e faco Hip-Hop e mais nada.

ZS- Quantos cds tens lançados? Fale um pouco deles, quais as inflências na nossa sociedade?

I- Tenho 2 discos independentes gravados em lowbadget. “Verbalógia grado” em 2004-2005 e “Comboio do pensamento” gravado em 2006-2007, básicamente Rap puro da rua... E quanto as suas influência na sociedade é sim positiva porque carregam a verdade e é a verdade que os loucos precisam ouvir!

ZS- Qual sua opinião acerca das eleições? visto que como angolano tens direito a voto mas não foi vos dado esta oportunidade por estarem no estrangueiro?

I- Eleições são uma mera mentira, as populações devem se educar e estarem a perceber a luz... Todas eleições no mundo são planos da nova ordem mundial ou seja illuminati. Por isso nenho presidente no mundo e eleito mais sim posto! E é triste quando as pessoas não sabem e se alegram com o voto.


ZS- Quais são os teus dois MCs e dois produtores nacionais favoriotos?

I- MC´s Filhos da ala este e Mano António, productores Dj solo e Dimensão.

ZS- E internacional?

I- Interna aljazz, Pete Rock, Micro2 e Shakal.

ZS- hobbies?

I- Curto da net, ler, ouvir bom jazz/blues, sair com a kanuka para o cinema.

ZS- Desporto favorito?

I- Basquet e soccer.

ZS- Bebida?

I- Àgua ou apletiser.

ZS- Cidade dos sonhos?

I- Luanda (Cazenga).

ZS- Qual seu album e música de todos os tempos?

I- Verbalogia, música `Momento de refletir´ o son clássico de Mutu Moxy que a era do hip-hop muito passou estilo semba da banda.

ZS- que conselhos deixas aos HipHoppers?

I- Manos vamos botar o ego, arrogância e ignorância fora e trabalhar todos juntos como movimento só assim vamos a vitória.

ZS- Projectos de momento?

I- De momento estou a bumbar para o meu E.P. vem ai brevemente com o título` Fitas encotrada´ é uma junção de bwede sons que gravei algum tempo e não realizei então ai vêm as cenas fiquem atentos.
ZS- Contactos?

I- Email: intelektu81@gmail.com, www.myspace.com/intelektu
e paz para o movimento hip hop, one.
(info: Zona Sul em Linha)

Sem comentários: